LESÕES NO CROSSFIT


Por que nem todos podem fazer o Crossfit?

Antes de qualquer coisa, precisamos saber que o Crossfit é uma metodologia de treinamento adaptada de treinamentos de soldados americanos (fuzileiros navais e policiais da SWAT), com o intuito de desenvolver a globalidade de sua condição física.

Por ser uma metodologia patenteada, somente os professores devidamente treinados e somente os estabelecimentos credenciados é que podem vender este tipo de serviço. Mas sabemos que na prática não é bem assim, então CUIDADO.

Como em qualquer tipo de esporte ou treinamento, existe uma exigência mínima de aptidão para que ele possa ser aplicado. Ou seja, o problema não está no modelo do treinamento, e sim na indicação de quem pode ser submetido a ele. Problema apontado até em estudos científicos, sobre as lesões. As razões para isso são muitas, mas todos os estudos foram unânimes em afirmar que é a falta de fortalecimento muscular, de condicionamento físico adequado, e de um processo de aprendizagem dos movimentos mais complexos que resulta em tantas lesões. A maior incidência foi na região do ombro, seguida por coluna, braço e cotovelo.

É lógico que estamos falando de dados estatísticos e que lesões podem ocorrer com qualquer pessoa, praticante de qualquer esporte. O que faz com que o sinal de alerta esteja ligado é o fato de que a incidência de lesões do Crossfit é muito alta, mesmo se comparada com outros esportes.

Movimentos como o levantamento terra ou o arranque, entre outros, precisam ser treinados primeiramente para a parte motora, com a sequência de movimentos e com uma série de educativos. Além disso, são necessárias condições básicas, como fortalecimento da musculatura lombar e abdominal (core), dos músculos da articulação gleno-umeral (ombro) e de tudo mais para que seja possível executar estes movimentos com destreza e com a devida segurança.

Por exemplo, você já viu algum praticante de Crossfit exercitando o manguito rotador? Sabia que a falta de fortalecimento destes músculos é a principal causa de lesão de ombros?

Uma dica para quem quer praticar Crossfit é estar alerta que ele precisa de um processo pedagógico e de fortalecimento muscular, para que você fique apenas com os benefícios desta prática, livre de lesões.

Bons treinos!

| ​MATÉRIAS EM DESTAQUE
| ​CATEGORIAS
| ​ENCONTRE PELA TAG
| ​MATÉRIAS RECENTES
| ​TODAS AS MATÉRIAS