SERÁ QUE É FRATURA POR ESTRESSE?

As Fraturas por Estresse representam 10% de todas as fraturas esportivas.

Fique atento!

As fraturas por estresse são fissuras microscópicas nos ossos, muitas vezes resultantes do aumento da quantidade ou intensidade de uma atividade física muito repentinamente ou até mesmo sem carga adicional, em casos de pessoas com ossos enfraquecidos por alguma condição, como por exemplo a osteoporose que atividades corriqueiras podem causar a fissura óssea.

Fratura por estresse são mais comuns nos ossos que sustentam o nosso peso, ou seja, os da perna e do pé, sendo mais recorrentes na tíbia e metatarsos.

A fadiga e o desequilíbrio muscular são os principais responsáveis por essas fraturas, pois a redução da absorção do impacto sobre o osso (devido à fraqueza muscular ou à falha na absorção) gera um aumento do estresse em pontos focais (fratura microscópica) e, se não corrigido a tempo, pode levar à fratura macroscópica.

Existem outras causas que devem ser investigadas, pois diversos são os fatores que contribuem para a fratura.

| QUAIS SINTOMAS ?

- A sensibilidade e a dor geralmente originam-se de um ponto específico, piora com atividade física e melhora com repouso.

- Em alguns casos edema e/ou inchaço após esforço, sem história de trauma.

- Dor forte quando ocorre palpação do local acometido.

Exames de imagem muitas vezes são necessários pois a condição pode ser muito parecida em seus sintomas com a Canelite quando a dor ocorre na tíbia e com Fascite Plantar, dor que ocorre na base do calcanhar.

| COMO TRATAR ?

O tratamento irá variar dependendo da localização da fratura por estresse e sua gravidade. Recomenda-se a interrupção das atividades de impacto, sendo permitida a realização de atividades na água, exercícios de fortalecimento e alongamento, com intuito de manter a condição muscular e cardiorrespiratória.

Se a dor for incapacitante, recomenda-se o uso de analgésicos e anti-inflamatórios apenas por curto período. Nas fraturas de alto risco, o tratamento é mais rigoroso, com repouso absoluto e imobilização.

Agende sua Avaliação